O fundador

Quem é
Abel Melián?

Um professor, um técnico, um mestre, uma arbitro, um amigo, um pai de família, um amante da esgrima.
Podemos resumidamente descrever Abel Melián dessa maneira.
Nesse Artigo você conhecerá mais sobre o profissional Abel Melián.

O treinador Abel Melián nasceu na cidade de Bayamo, Cuba, e formou-se em Cultura Física naquele país. Aos 12 anos começou a praticar Esgrima, passando a integrar a equipe da sua província - Granma.

Começou a trabalhar como treinador aos 19 anos. Nessa época, Granma encontrava-se em último lugar entre as 14 províncias de Cuba. Seis anos mais tarde, graças ao profissionalismo do seu trabalho, a mesma já havia avançado para a segunda colocação, mantendo-se, a partir daí, sempre entre as quatro primeiras do ranking nacional.

Ainda em Cuba, começou a treinar esgrimistas brasileiros, que procuravam esse país para aprimorar-se no esporte. Foi convidado para trabalhar na FPE - Federação Paulista de Esgrima, onde atuou por muitos anos. Nessa instituição, ensinou os princípios da Esgrima para muitos dos atletas que hoje competem pelos grandes clubes de São Paulo.

O currículo de Abel Melián conta também com outros feitos importantes, como: primeiro lugar no ranking paulista; medalhas nos campeonatos Panamericano Juvenil e Sulamericano Máster; participação de duas atletas nas Olímpíadas (uma brasileira e uma cubana).

Além dos resultados como treinador, Abel Melián ainda atua como árbitro da FIE - Federação Internacional de Esgrima e da IWAS - International Wheelchair & Amputee Sports Federation, participando dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.