A Esgrima

História & Prática

Movimentos rápidos e reflexos apurados são as principais habilidades da Esgrima. Era utilizada pelos nossos ancestrais como forma de combate, uma vez que, seu significado é de um confronto portando armas brancas. A origem do esporte é caracterizada pela necessidade da caça e sobrevivência entre os povos. Os primeiros registros da modalidade foram no século XVI, no Egito e na Grécia, com armas feitas de metal. Quando a espada chegou nas mãos dos Romanos, foram modificadas, tornando-se mais espessas e menores no comprimento. Passaram a ser utilizadas em apresentações pelos gladiadores, até que em 450 d.C. os hunos invadiram o Império Romano e uniu os cavalos aos combates.

A esgrima é um esporte que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é toca adversério com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina, mas também nas zonas de corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.


Vantagens da Esgrima - EEAM

Benefícios da esgrima

Aumento da acuidade visual Com os movimentos rápidos e os reflexos necessários para a esgrima, pode-se aprimorar a acuidade visual, ou seja, a capacidade de perceber, detectar ou identificar objetos, em iluminação baixa ou adequada.

Flexibilidade

A esgrima é um esporte de agilidade. Exige muito do corpo a cada vez que o participante tenta golpear o seu oponente e a cada movimento para desviar dos avanços do adversário. Por isso, esse esporte pode melhorar a flexibilidade de em suas coxas, quadris e glúteos, bem como a parte superior das costas, parte inferior das costas e ombros. Mas lembre sempre de alongar bastante as pernas os braços, tanto o que segura a espada quanto o outro. Força nas pernas e resistência Este tipo de combate será composto de muitas investidas e recuperações, para a frente e para a trás ou em posição de guarda. Estes movimentos irão aumentar a força nas pernas e resistência. Tal como acontece com os benefícios de flexibilidade, você tenderá a usar mais uma perna do que a outra. Por isso, é importante realizar também alguns exercícios de fortalecimento para a outra perna.

Aptidão anaeróbia

A esgrima é um esporte explosivo. Nele, os períodos de atividade de alta intensidade são intercalados por períodos de recuperação. Por isso, pode desenvolver a sua capacidade de realizar atividades independente do seu consumo de oxigênio. Com sua aptidão anaeróbia melhor, você vai conseguir realizar uma atividade por mais tempo antes de ácido lático se acumule nos músculos. O ácido láctico provoca a sensação de queimação que você experimenta quando trabalha em condições anaeróbias. Com o treinamento, o seu corpo produz menos ácido lático e também é capaz de limpar o ácido láctico mais rapidamente após o fim da atividade.

Aptidão aeróbica

Apesar da esgrima ser um esporte predominantemente anaeróbico, seu coração e os pulmões vão obter um bom treino também, especialmente nos períodos entre as explosões de movimentos. A forma física aeróbica descreve a capacidade do seu corpo para recolher, transportar e usar o oxigênio, e está ligada à saúde cardiorrespiratória.

Coordenação

Ao contrário dos esportes cíclicos, como corrida e remo, a esgrima requer que você consiga movimentar o seu corpo em uma infinidade de maneiras. Os braços e pernas precisam trabalhar em conjunto e de forma harmoniosa durante o ataque, defesa e contra ataque. Ter uma boa coordenação fará com que seus movimentos fiquem mais suaves.


Saiba mais sobre cada arma e suas particularidades