Florete

História & Particularidades

O florete é uma arma de convenção e, portanto para se fazer o ponto além de acertar o alvo é preciso ter a prioridade da ação. Isso quer dizer que numa ação ofensiva, ganha o ponto que tiver a iniciativa primeiro. Para ganhar a prioridade sobre uma ação ofensiva, é preciso defender-se primeiro npara então atacar. O Florete Masculino participa desde a primeira Olimpíada, mas só se tornou elétrico em Melboune 1956. O Florete Feminino participa desde de Paris 1924.

Alvo: A superfície válida do florete é apenas o tronco do adversário, incluindo as costas. Todas as outras superfícies não válidas. Para diferenciar uma superfície da outra, o esgrimista utiliza um colete elétrico (jubeto). O toque deve ser feito com a ponta da arma. florete é a arma mais comum entre os esgrimistas por ser de lâmina mais flexível e mais leve do que a espada. É jogado com mais delicadeza, no tronco somente. Essa também era a única arma tradicionalmente que as mulheres jogavam no Brasil e em muitas competições noutros países.

Arma: O copo do florete é o menor com diâmetro de aproximadamente 10 cm. O comprimento total é de 90 cm e seu peso é de 500g.



Saiba mais sobre cada arma e suas particularidades