O Mestre

Sobre o Mestre
Abel Melián

Um professor, um treinador, um mestre, um apaixonado e devoto pela Esgrima.
Esse é Abel Melian, um mestre na arte desse elegante esporte.
Nesse Artigo você conhecerá mais sobre o mestre Abel Melián.

O treinador Abel Melián nasceu na cidade de Bayamo, Cuba, e formou-se em Cultura Física naquele país. Aos 12 anos começou a praticar Esgrima, passando a integrar a equipe da sua província - Granma.

Começou a trabalhar como treinador aos 19 anos. Nessa época, Granma encontrava-se em último lugar entre as 14 províncias de Cuba. Seis anos mais tarde, graças ao profissionalismo do seu trabalho, a mesma já havia avançado para a segunda colocação, mantendo-se, a partir daí, sempre entre as quatro primeiras do ranking nacional.

Ainda em Cuba, começou a treinar esgrimistas brasileiros, que procuravam esse país para aprimorar-se no esporte. Foi convidado para trabalhar na FPE - Federação Paulista de Esgrima, onde atuou por muitos anos. Nessa instituição, ensinou os princípios da Esgrima para muitos dos atletas que hoje competem pelos grandes clubes de São Paulo.

O currículo de Abel Melián conta também com outros feitos importantes, como: primeiro lugar no ranking paulista; medalhas nos campeonatos Panamericano Juvenil e Sulamericano Máster; participação de duas atletas nas Olímpíadas (uma brasileira e uma cubana).

Além dos resultados como treinador, Abel Melián ainda atua como árbitro da FIE - Federação Internacional de Esgrima e da IWAS - International Wheelchair & Amputee Sports Federation, participando dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.